Por Marcio Claesen
Enquanto muitos tostam no sol em clubes e praias, outros se dividem entre pool parties e baladas e momentos para se recuperar das ressacas. Mas há um grupo, nessa época do ano, que prefere a calmaria do lar e curtir a própria casa antes de voltar à rotina inclemente do trabalho e estudos.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Para eles, a televisão pode ser uma grande amiga. Separamos 10 filmes de temática LGBT que passam em canais a cabo entre quarta-feira 31 e domingo 04. De comédias superficiais a dramas intensos, há opções para todos os gostos.
Behind de Candelabra (HBO Signature, quarta, 3h24)
O longa de Steven Soderbergh foi considerado "gay demais" pelos produtores de cinema e encontrou apoio na HBO, que aceitou produzir o filme para a TV. Michael Douglas está memorável como o afetado pianista Liberace que tem um romance com o personagem de Matt Damon, delicioso como há muito tempo não surgia nas telas.
Saindo do Armário (Telecine Premium, quarta, 14h50)
Inédito nos cinemas do País, o filme foi lançado aqui diretamente em DVD. Dirigida por Chris Johnson, a produção conta a história de dois amigos, Michael (Nicholas Braun, de As Vantagens de Ser Invisível) e Matty (Hunter Cope), que fazem um pacto para perder a virgindade, até que o segundo declara-se gay.
Para Wong Foo (Telecine Fun, quinta, 1h40)
Comédia norte-americana realizada um ano depois e em cima do sucesso de Priscilla, a Rainha do Deserto (1994), mas sem o mesmo charme e roteiro do filme australiano. Restam as boas performances de Patrick Swayze, Wesley Snipes e John Leguizamo num filme que coloca drag queens e transexuais tudo no mesmo balaio.
Crô - O Filme (Telecine Fun, quinta, 22h e sábado, 20h20)
Bruno Barreto levou ao cinema o espevitado mordomo Crô que fez sucesso na novela Fina Estampa (2011), de Aguinaldo Silva. Nesta trama, ambientada em São Paulo, o caricato personagem interpretado por Marcelo Serrado parece um machão se comparado ao afetado da vez, o blogueiro Téo Pereira, na atual novela Império, do mesmo autor. No filme, Crô ficou rico e na tentativa nonsense de encontrar uma patroa megera para servir de capacho, se depara com uma rede de exploração de imigrantes bolivianos.
Desejo Proibido (HBO Signature, sexta, 11h05 e domingo, 12h50)
O filme de Jane Anderson e Martha Coolidge se tornou um pequeno clássico lésbico. Três histórias de casais de mulheres em diferentes épocas são contadas de modo sensível e humano engrandecidas por um elenco que inclui Vanessa Redgrave, Sharon Stone e Michelle Williams, todas ótimas em seus papéis.
Philomena (Telecine Premium, sexta, 18h05 e domingo, 11h25)
Mais recente longa de Stephen Frears e que foi indicado a quatros Oscars este ano, inluindo melhor filme e melhor atriz (Judi Dench). A octogenária intérprete está comovente, sem resvalar em artimanhas sentimentalóides, como uma mãe que busca o paradeiro do filho, que lhe foi roubado ainda bebê num convento. Ela vai descobrir que o menino se tornou um homossexual bastante amado por pessoas à sua volta.
Antes do Anoitecer (Telecine Cult, sexta, 23h45)
A vida do escritor Reinaldo Arenas, perseguido em Cuba por ser homossexual, é retratada neste filme de Julian Schnabel. Javier Bardem conseguiu sua primeira indicação ao Oscar por sua grande interpretação e o filme ainda dá, de brinde, uma pequena aparição de Johnny Depp como uma transexual.
Os Amantes Passageiros (Max 2, sábado, 20h20)
Pedro Almodóvar tentou repetir, em 2013, o desbunde de seus primeiros filmes dos anos 1980 ao contar a história de três comissários de bordo em uma viagem de avião regada a drogas e sexo. Mas as piadas parecem datadas e tudo soa over. Ainda assim, há quem goste.
Um Dia de Cão (HBO Signature, domingo, 6h50)
Baseado em história verídica, um homem (Al Pacino) resolve assaltar um banco para conseguir dinheiro para pagar a cirurgia de redesignação sexual da namorada (Chris Sarandon). Grandes performances e momentos de tensão, duas características intrínsecas ao trabalho do mestre Sidney Lumet.
Além das Montanhas (Max 2, 2h)
Do romeno Cristian Mungiu, a história de duas moças criadas em um convento. Após um tempo fora, na Alemanha, uma delas volta para tentar buscar a amiga. Amor, fé, devoção e exorcismo se misturam no longa cheio de reviravoltas e clima quase sufocante. Uma pérola que rendeu às atrizes Cristina Flutur e Cosmina Stratan o prêmio de intérprete no Festival de Cannes, além de melhor roteiro.