Morreu aos 73 anos um dos grandes nomes da moda francesa e mundial, Thierry Mugler.
O estilista faleceu, no domingo 23, por causas naturais, em Paris.
Gay assumido, Mugler nasceu em Estrasburgo, na divisa com a Alemanha, estudou design de interiores e começou a desenhar aos 23 anos já com o que seria sua marca registrada: as peças com ombros largos, influência dos anos 1940.
Mudou-se para a capital francesa aos 24 anos, em 1972, e foi freelancer para inúmeras grifes tanto de Partis quanto de Milão, Londres e Barcelona.
Sua primeira coleção foi lançada no ano seguinte. A primeira boutique com seu nome foi aberta em 1978 no mesmo período em que lançou sua coleção de moda masculina.
Suas ombreiras ganharam o mundo na década de 1980 e seus desfiles tornaram-se um dos maiores eventos da moda mundial.
Realizados em grandes espaços, os desfiles anunciavam coleções temáticas, tais como de ficção científica e aquática.
A multinacional francesa de cosméticos Clarins comprou os direitos de sua marca e 1997 e Mugler se aposentou da moda em 2002.
Ainda assim, ele continuou dedicado à perfumaria e assinou trabalhos como os figurinos da turnê I Am... World Tour, de Beyoncé, em 2009.
Um clipe muito conhecido dos anos 1990, Too Funky, de George Michael, que se passa em um desfile, foi dirigido por Mugler.
Desde o início da década passada, Mugler passou a assinar seu primeiro nome, Manfred, e foi tema de reportagens pela transformação de seu corpo. Ele estava dedicado ao fisiculturismo e passou a exibir um corpo musculoso.