Premiado em várias partes do mundo, o livro Minha Experiência Lésbica com a Solidão acaba de ser lançado no Brasil.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Com uma premissa simples, a autora Kabi Nagata mostra toda a sua pessoa, sem pudor, ao leitor, até os detalhes mais íntimos de sua vida e personalidade; enquanto busca desesperadamente pelo significado da vida adulta.
A obra japonesa conta o processo de amadurecimento da autora entre dos 18 aos 28 anos, em que ela sofreu com graves doenças psicológicas, automutilação e distúrbios alimentares, resultado da pressão invisível em corresponder à expectativa dos pais dentro do contexto da sociedade contemporânea.
E, sobretudo, acerca de como a aceitação da própria identidade e sexualidade trouxe respostas que antes não tinha, fazendo-a saborear, nas palavras da própria, o "doce néctar da vida".
Originalmente, Minha Experiência Lésbica com a Solidão foi publicada na conta pessoal de Nagata no site de compartilhamento de ilustrações Pixiv.net em 2015, mas logo viralizou dentre os usuários e já no ano seguinte a editora japonesa Eastpress lançou a versão impressa com cenas inéditas.
Em 2017, a editora norte-americana Seven Seas Entertainment lançou a versão em inglês, conquistou os leitores por lá e venceu como melhor mangá na Crunchyroll Anime Award 2017 e no Harvey Award de 2018, categoria que inaugurada naquele ano.
Ana Valens, do portal norte-americano The Mary Sue, o guia da garota geek para o universo, escreveu:: “Minha Experiência Lésbica com a Solidão desafia as fantasias yuri tradicionais e traz o holofote para a complexidade das emoções e dinâmicas mentais envolvendo uma relação lésbica. A história da autora é um aberto, sincero e profundo olhar para as dificuldades em lutar contra os seus distúrbios alimentares, automutilação e aprender mais sobre a própria sexualidade."
No Brasil, o livro é lançado pela NewPOP Editora.