Abre nesta quinta-feira 20 em São Paulo a exposição O Jardim do mexicano Carlos Radriguez.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A mostra, no Cartel 011, é a primeira do artista no Brasil e contará com 10 quadros pintados à óleo inspirados em O Jardim das Delícias Terrenas, de Hieronymus Bosch, de 1504.
Com erotismo e sexualidade, Radriguez tem foco em homens com corpos fora do padrão.
"Acho fundamental ocuparmos os espaços de narrativas com arte e mensagens de resistência e de amor, de empatia e beleza, de liberdade e respeito", diz Radriguez,
"Um corpo nu também pode ser uma posição política e social e o impulso sexual também pode ser um gatilho para um trabalho criativo. Tocar nestas questões também está tocando a censura, a vulnerabilidade e os preconceitos de uma sociedade que se assusta para reconhecer e aceitar o que é diferente", explica.
Bebeu Abreu, que faz a curadoria e a expografia da mostra, conta que conheceu o trabalho do artista por meio de uma newsletter chamada NUsleDEr, de Rodrigo Turra.
"Foi amor à primeira vista - em pouco tempo começamos a conversar e logo começamos a publicar seu trabalho no Brasil", conta.
"A conexão que ele faz com O Jardim das Delícias Terrenas, do pintor holandês Hieronymous Bosch, não poderia ser mais atual. Imagino qual será a reação das pessoas por aqui, mais de 500 anos depois."
Na abertura da mostra, nesta quinta, às 19h, Radriguez fará uma live painting para finalizar um grande mural no espaço que completa a exposição.
Durante o período da mostra, haverá uma pop up store com venda de produtos como serigrafias (a partir de R$ 400), pôsteres, pins, cuecas e uma camiseta exclusiva de uma colaboração com a Cartel 011 e o livro O Jardim, que são os estudos feitos para a exposição, porém trabalhados de outra maneira (traço e cor digital).
A exposição fica em cartaz até 7 de julho de terça a domingo e tem entrada gratuita. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.