Até 30 de junho está em cartaz na estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela do metrô a exposição Luz & Sombra: Ensaio Fotográfico do Programa Transcidadania.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Ao todo, 19 mulheres trans e um homem trans contam um pouco de suas histórias e mostram seus rostos fotografados por Piti Reale.
Todos são integrantes do Transcidadania, programa da Prefeitura de São Paulo, que oferece auxílio financeiro, cursos de capacitação e apoios psicológico e jurídico.
Em 2020, o número de vagas subiu de 240 para 510. Os participantes foram escolhidos dentre os quatro centros de cidadania que fazem acompanhamento do programa.
"São histórias muito tocantes, que mostram o quanto precisamos melhorar em termos de respeito à diversidade. O preconceito e a transfobia afetam demais a vida destas pessoas, e trazer esta realidade à luz deixa claro o quanto é necessário lutar contra isso", afirma Cássio Rodrigo coordenador de políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC).
As fotografias foram realizadas no começo do ano, em um ensaio fotográfico promovido pela secretaria e que leva o mesmo nome da exposição.
As imagens foram pensadas para retratar a transformação que a garantia de direitos básicos da cidadania proporcionou na vida das personagens.
A mostra tem parceria com a ViaQuatro, concessionária que administra a Linha 4. Entre 3 e 31 de julho, a estação Fradique Coutinho, da mesma linha, receberá o ensaio.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits - 2021 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do pop, eletrônico e MPB do ano.