O jornalista e especialista em religião e sexualidade Brendo Silva prepara o lançamento do livro A Vida Secreta dos Padres Gays, previsto para maio pela Editora Matrix.
A obra traz relatos de padres e ex-seminaristas sobre a homossexualidade dentro do clero católico com falas sobre relações afetivas e até a respeito da vivência da sexualidade no ambiente religioso.
Brendo passou sete anos no seminário, incluindo uma temporada na Europa, e afirma que a maioria dos padres que conheceu eram homossexuais com vida sexualmente ativa.
Baseado em entrevistas e experiências pessoais, o livro promete desvendar tema ainda pouco discutido no Brasil.
Além das experiências vividas dentro do seminário, Brendo analisa casos emblemáticos de padres gays no Brasil, tal como o do padre Pinto, religioso baiano que ganhou notoriedade por dançar no altar e expressar abertamente sua homossexualidade.
O livro ainda revisita outros escândalos que envolveram religiosos e expõe como a Igreja lida – muitas vezes de forma velada – com essas questões.
A obra tem paralelo internacional. Exemplo é No Armário do Vaticano, do jornalista francês Frédéric Martel, que investiga a homossexualidade na alta cúpula da Igreja.
No entanto, Brendo tem perspectiva mais próxima da realidade brasileira e oferece relatos inéditos além de tratar da vivência de padres no contexto latino-americano.
Todo o trabalho tem uma base, revela o autor. "A Igreja precisa lidar com essa realidade de forma mais honesta e respeitosa."