Um projeto quer reunir alguns dos mais representativos escritores brasileiros para lançar a primeira coletânea de poemas assumidamente gays do País.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Chamada Poesia Gay Brasileira, a antologia contará com poemas de 37 autores que falaram da homossexualidade em suas obras desde o século 19.
Fazem parte desta seleção desde autores identificados com o universo LGBT, tais como Caio Fernando Abreu, Glauco Mattoso e Cassandra Rios, até Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade.
A ideia surgiu da jornalista paulistana Marina Moura em parceria com a designer editorial Amanda Machado. "Durante anos pesquisamos a fundo a literatura brasileira e reunimos textos de diversos poetas que tocaram e abordaram a sexualidade em suas obras. A antologia trás à tona diversos poetas que se posicionaram no mundo homossexual sobre amor, sexo, amizades e preconceito", conta Amanda no vídeo da campanha.
O prefácio do livro será elaborado pela ensaísta, escritora e pesquisadora Heloísa Buarque de Holanda, com orelha assinada pelo deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ). "Uma antologia que reúna esses poemas e coloquem esses poetas no mesmo espaço é uma ferramenta fundamental não só para a literatura, mas também para a história", disse Wyllys. "Se a poesia pode contribuir desconstruindo o preconceito, por que não fazer?"
Para concretizar o projeto, as idealizadoras abriram uma campanha no site de financiamento coletivo Catarse, As contribuições podem ser feitas até 1º de novembro e começam em R$ 25. Quem ajudar, pode ganhar em troca imã, livro, cachaça artesanal, vinho do orgulho gay, camiseta e até um jantar com Marina, Amanda e Wyllys.