Prefeitura de SP realiza união coletiva com 39 casais homossexuais

Cerimônia não teve custos para a administração municipal

Publicado em 27/11/2017
Casamento coletivo gay com 39 casais organizado pela Prefeitura de São Paulo
Cerimônia foi a primeira do tipo organizada pela Prefeitura. Foto: Vivian Reis/G1

Foi realizado neste domingo 26 no Club Homs, na Avenida Paulista, casamento coletivo com 39 casais homossexuais.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A ação, promovida pela Prefeitura de São Paulo por meio da Coordenação de Políticas para LGBT, foi a primeira do tipo organizada pela administração municipal.

Em 2012, o Governo do Estado promoveu cerimônia semelhante na qual 47 casais oficializaram as uniões.

Dentre as diferenças entre o casamento civil e a união estável, estão o direito a herança, pensão alimentícia e dependência em plano de saúde, além do status de relacionamento em documentos e possibilidade de adotar o sobrenome do marido ou da esposa.

Ambas as cerimônias, de 2012 e a deste domingo, tiveram apoio da promotora Eloísa Arruda, que foi secretária de Justiça do governo estadual e é a atual secretária dos Direitos Humanos da Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) disponibilizou uma equipe de advogados para orientar os casais interessados em se casar e intermediou a isenção da taxa junto aos cartórios (cerca de R$ 500 cada união). O Clube Homs cedeu o salão para a cerimônia coletiva deste domingo.

O evento não teve custos para a Prefeitura de São Paulo. O patrocínio veio de Coral Allegro (Trio Titanium), Pinheiro Neto Advogados, Machado Meyer Advogados, Castro Burger, Demarest Advogados, Foto Studio Equipe, Trench, Rossi e Watanabe Advogados, Barilla, Club Homs, rede Accor, Conexão Pride, Flores na Varanda, Juliana Tavares Organização e Assessoria de Eventos, cerimonialista Nicoli Miranda e Sabesp.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.