O Papa Francisco pediu desculpas, nesta terça-feira 28, por ter usado um termo homofóbico para se referir aos gays.
> Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram
"O papa nunca quis ofender ou se expressar em termos homofóbicos e pede desculpas àqueles que se sentiram ofendidos”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, a jornalistas.
A fala foi usada em uma reunião com bispos italianos no último dia 20 e repercutiu internacionalmente na segunda-feira 27.
De acordo com a imprensa local, Francisco teria instruído os religiosos a não aceitarem mais bispos abertamente gays porque já teria "viadagem demais" nos seminários.
O termo usado foi "frociaggine" que pode ser traduzido por "viadagem" ou "bichisse".
A Agência Ansa relatou que a fala surpreendeu parte dos mais de 200 religiosos presentes, mas que alguns bispos imaginaram que pelo Papa ser argentino ele poderia não ter percebido que o termo italiano é ofensivo.
Há mais de uma década, Francisco tem dado várias declarações de acolhimento a LGBT nas igrejas e na sociedade, ainda que não ele não seja a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.