Graduada em enfermagem e com atuação há 28 anos em segurança pública - os últimos oito especificamente na Polícia Militar - Vanessa Cristina de Rossi é candidata pelo PSB a deputada federal por São Paulo.
Mais conhecida como Cabo Rossi, a candidata, que é lésbica assumida, tem participação em diversos programas de humanização das forças de segurança.
Se eleita, a militar promete agir para se implemente políticas de incentivos fiscais para empresas que contratarem pessoas LGBT, a feitura de censo oficial para dimensionar essa população e também o combate à violência doméstica.
Veja mais de suas propostas em sua conversa com o Guia Gay São Paulo:
O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em direitos LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que o Brasil avance nesse campo?
Pesquisa recente do Datafolha mostrou que 15,5 milhões de pessoas se autodeclaram LGBT no país, porém, oficialmente, não há esses dados. Proponho como prioridade um levantamento oficial a respeito do universo LGBT para a implantação e direcionamento de políticas públicas.
Dentre minhas propostas estão a criação de delegacias especializadas no combate à homofobia; incentivos fiscais para empresas que contratarem pessoas LGBT, investimentos para centros de atendimento e apoio psicológico e também para centros de acolhimento para pessoas LGBT em situação de vulnerabilidade social.
Fora a questão LGBT, quais seus projetos para a população brasileira em geral?
Além da defesa dos direitos LGBT, trabalharei também em prol das mulheres, lutando pelo combate à violência doméstica, ampliação de acesso à saúde, educação e emprego.
Em que seu mandato vai se diferenciar ou inovar em relação ao que se tem na política atualmente?
Acredito que meu diferencial está na minha experiência de vida como LGBT. Conheço as dificuldades pelas quais passamos, desde a falta de atendimento especializado na área da saúde até à falta de políticas voltadas para a inclusão.
Luto contra a homofobia desde a adolescência e acredito ser urgente e necessária uma maior representatividade de deputadas LGBT na Câmara para mudar essa realidade.
Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay São Paulo com candidaturas de pessoas LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.