No próximo dia 16 o Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), promove o evento Diálogos Transformadores.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A tarde de debates terá dois focos: empregabilidade de pessoas trans e literatura com representatividade LGBT.
Com mediação de Thais Dumet, oficial técnica da OIT, o primeiro debate, às 13h30, se chama "Direitos, identidades e gêneros".
A conversa tem como objetivo pautar a discussão sobre a população trans a partir de sua situação de invisibilidade, violência e o acesso a direitos, como à saúde integral, à educação ou ao trabalho, temas que vem sendo tratados pelo MPT dentro da coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho.
A coordenadoria desenvolve ações e atua na defesa do trabalho decente como condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
Uma das iniciativas do órgão nesse sentido é o projeto de inclusão de pessoas trans, em situação de vulnerabilidade, no mercado de trabalho, que já formou quatro turmas de auxiliares de cozinha em São Paulo.
Participarão deste debate o procurador do Trabalho Eduardo Varandas e a ativista Neon Cunha.
Logo após, às 14h30, é realizada a mesa literária Vozes Plurais. Sob mediação de Paula Fábrio, estarão presentes para debater os escritores Amara Moira, Felipe Franco Munhoz, Marcelino Freire e Virgínia Guitzel.
Inscrições para assistir aos debates podem ser feitas por meio deste link.
O evento será realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho em São Paulo à Rua Cubatão, 322, Paraíso.