O "Outubro Rosa", período em que o Brasil faz alerta para a prevenção do câncer de mama, também é alvo de ação pela Coordenação de Políticas LGBT da Prefeitura de São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Neste sábado 28, o Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont realiza o "Desmistificando o Rosa", evento que pretende ajudar a prevenir este tipo de câncer em lésbicas, mulheres trans, travestis e homens trans.
Especialistas na área participarão de palestra, que começa às 13h e tem como premissa mostrar à comunidade a importância do cuidado com a saúde e bem-estar independentemente dos preconceitos estipulados socialmente.
A masculinidade e a feminilidade de alguém, como explica o Centro, não estão relacionadas à existência de determinadas características corpóreas ou vestimentas, mas ao sentimento de pertencimento identitário.
Segundo a coordenadora do CCLGBT Laura Vermont, Adriana Lisboa, ações de conscientização social possuem extrema importância para marcar o compromisso da instituição com a comunidade.
"Lésbicas, mulheres transexuais, travestis e homens trans precisam realizar a prevenção do câncer de mama e ser respeitados em sua orientação sexual e identidade de gênero em primeira instância. Só assim a saúde, um dos direitos universais do ser humano, pode ser realmente alcançada", diz.
A Unidade Móvel acompanhará a caminhada de encerramento da atividade, da instituição até a Praça do Forró, em frente à estação São Miguel Paulista (CPTM).