Pajuball - Corpos em Performance


Com debate, competição de ball e performance de Jup do Bairro, evento propõe união da cultura ballroom e do dialeto pajubá.

Os balls são bailes que surgiram em meados dos anos 1960, realizados pela comunidade LGBT negra e latina de Nova Iorque, dando origem à cultura house ballroom, que traz em sua essência possibilidades de performances baseada em identidades de gênero, raça e sexualidade.

O pajubá é uma linguagem em códigos criada pela comunidade LGBT como uma forma de resistência e comunicação que utiliza termos de origem nagô e iorubá.

O começo da noite será composto por uma mesa de discussões encabeçada por artistas e performers sobre a cultura ballroom, trazendo questões presentes nos dias de hoje, como as diferentes identidades de gênero e o protagonismo das travestis, pessoas trans e negras em movimentos políticos e sociais como o Stonewall, muitas vezes referenciados como conquistas apenas da população masculina e branca.

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.