Famosas na cena gay de boa parte das cidades do mundo, as saunas podem proporcionar muito mais que encontros quentes dentre seus frequentadores. Um estudo revela que o uso delas pode prolongar a vida.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
De acordo com a pesquisa, publicada pelo site ScienceDaily, submeter o organismo a um período de estresse leve, como a sauna, pode melhorar a autofagia celular - processo que consiste na degradação e reciclagem de estruturas danificadas - e, com isso, melhorar a saúde e a longevidade.
Pesquisadores analisaram vermes colocados a 36ºC por uma hora e observaram que a autofagia aumentou, além de melhorar a capacidade do organismo de lidar com o acúmulo de proteínas agregadas, algo estressante para as células.
"Estudos epidemiológicos indicam que o uso frequente de sauna está associado a uma vida mais longa", disse a cientista Caroline Kumsta, líder do estudo.
A descoberta pode ajudar a encontrar tratamentos para doenças degenerativas, tais como Alzheimer e Parkinson, que estão relacionadas ao acúmulo de proteínas.