Mais de 5 mil kits de autotestes de HIV foram distribuídos em menos de três meses pela Prefeitura de São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A capital paulista é um dos municípios que fazem parte de programa-piloto do Ministério da Saúde que tem foco nesta nova tecnologia de prevenção.
A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Abbate, avalia que a distribuição dos kits ajuda a ampliar a testagem e o diagnóstico na cidade.
"Autotestes de HIV são uma importantíssima forma de ampliarmos a testagem e, consequentemente, o diagnóstico na cidade, principalmente para as pessoas que não acessam os serviços de saúde ou que não se sentem confortáveis em compartilhar esse momento com um profissional", disse Cristina à Agência de Notícias da Aids.
Os kits podem ser retirados em 26 serviços municipais especializados em infecções sexualmente transmissíveis (IST), tais como o CTA Henfil, na Rua Líbero Badaró, na região central, e o SAE Santo Amaro, na Zona Sul. Para ver a relação completa de endereços clique aqui.
Em outros 12 pontos alternativos também pode-se pegar gratuitamente o autoteste. Dentre os locais estão a sauna Wild Thermas Club, em Higienópolis, o bar Soda Pop, na República, e o Centro de Referência da Diversidade, na Vila Buarque, todos na região central. Veja todos os endereços alternativos que têm o kit clicando aqui.