Prefeitura faz testagem rápida e fala de prevenção a HIV na Parada

Haverá distribuição de Prep, Pep, preservativos e gel lubrificante

Publicado em 15/06/2022
Prefeitura faz testagem de HIV na parada LGBT de São Paulo
Serviços estarão disponíveis na quinta e no domingo em meio aos eventos de rua

Na semana da 26ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), promove ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis.

Curta o Guia Gay no Instagram

No feriado, na quinta-feira 16, o órgão estará na 20ª Feira Cultural da Diversidade, no Largo do Arouche, região central.

Entre 10h e 16h, um equipe atenderá o público em estrutura 25 metros de comprimento. Ali, serão disponibilizados testagem rápida de HIV, teste diagnóstico para sífilis -  com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo -, e distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e autoteste para o HIV.

Serão oferecidos também as profilaxias pré e pós-exposição (Prep e Pep) e a entrega da primeira terapia antirretroviral (Tarv) aos usuários que testarem positivo para o HIV. Nesses casos, serão passadas orientações e realizados exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de encaminhamentos aos serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, para seguimento ambulatorial.

Já no domingo 19, a ação se desenrolará durante a parada. A coordenadoria contará com três tendas instaladas ao longo do evento, com materiais educativos e insumos de prevenção, além de dispor de agentes de prevenção que farão distribuição dos itens por toda a Avenida Paulista.

Quem passar pela via poderá observar artes em forma de galhardetes, na parte superior, e totens, na parte inferior, com mensagens de prevenção, em 36 postes.

Coordenadora de IST/Aids de São Paulo, Cristina Abbate pontuou que a marcha é uma oportunidade singular para ações de prevenção.

"Este momento é também uma forma de combate  ao preconceito, que é uma das barreiras para o acesso à prevenção e ao tratamento", afirma. 

Além desses eventos, também é possível retirar preservativos gratuitos nas unidades da Rede Municipal Especializada (RME) e unidades de saúde, em 26 terminais de ônibus municipais, nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, e linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaQuatro e ViaMobilidade, em  todos os dias do ano.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.