Utilizado por homens de todas as idades, o citrato de sildenafila (conhecido pelo nome comercial Viagra) pode deixar sequelas na visão.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Estudo publicado pela revista Frontiers of Neurology relata que alguns usuários do comprimido azul tiveram visão turva, sensibilidade à luz e daltonismo.
Um dos tipos mais comuns de daltonismo é a dificuldade em perceber as cores verde e vermelho.
O Hospital Mundial do Olho da Turquia, responsável pelo estudo, afirmou que os problemas ocorreram em quem tomou a dose máxima indicada pelo fabricante do medicamento.
"Para a grande maioria dos homens, quaisquer efeitos colaterais serão temporários e leves depois de tomar a sildenafila", disse o autor da pesquisa, o médico Cuneyt Karaarslan, segundo o New York Post..
"No entanto, eu queria destacar que problemas persistentes de visão podem ser encontrados em um pequeno número de usuários."
Não se tem certeza da razão do medicamento provocar esses distúrbios. Supõe-se que tenha a ver com um par de enzimas irmãs.
Uma das enzimas é encontrada nas paredes dos vasos sanguíneos e pode afetar a outra, que ajuda a processar a luz nos olhos. O que afeta as paredes dos vasos sanguíneos é inibido pelo ingrediente ativo da droga.