Gay italiano testa positivo para varíola, covid e HIV ao mesmo tempo

Paciente possivelmente contraiu os três vírus ao fazer sexo sem proteção na Espanha

Publicado em 25/08/2022
teste hiv
Segundo os médicos, carga viral do HIV era alta, o que indica infecção recente

Um homossexual italiano de 36 anos está sendo considerado a primeira pessoa no mundo a testar positivo para varíola dos macacos, covid-19 e HIV ao mesmo tempo.

Curta o Guia Gay no Instagram

O homem, que não teve nome revelado, começou a sentir cansaço, dor de garganta e febre nove dias após voltar de uma viagem de cinco dias pela Espanha, onde havia feito sexo sem proteção.

Em 2 de julho, ele testou positivo para covid-19. Segundo a publicação médica Journal of Infection, no dia seguinte, o paciente passou a apresentar pequenas e dolorosas vesículas no tronco, rosto, pernas e glúteos. Elas se espalharam pelo restante do corpo dois dias depois e evoluíram para pústulas.

Em um hospital da cidade italiana de Catania, na costa leste da Sicília, o homem foi diagnosticado com varíola dos macacos. Ali, ele foi testado também para divesas DSTs e o resultado deu reagente (positivo) para HIV.

De acordo com os médicos, a contagem de suas células de defesa CD4 estava "preservada", mas a alta carga viral indicada no exame (234 mil cópias/mL) e pelo fato dele ter teste negativo para HIV há menos de um ano indicam que sua infecção era recente.

O paciente teve alta em 11 de julho, recuperado da covid e da varíola dos macacos e seguiu para isolamento em casa. Na ocasião, suas lesões haviam cicatrizado e deixaram uma pequena cicatriz.

"Este caso destaca como os sintomas da varíola dos macacos e da covid-19 podem se sobrepor e corrobora como em caso de coinfecção, a coleta anamnésica e os hábitos sexuais são cruciais para realizar o diagnóstico correto”, disseram os pesquisadores da Universidade de Catania, em seu relatório.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.