23 gays são espancados por desrespeitar quarentena em Uganda

Ser homossexual é crime no país. População afirma que grupo levou coronavírus ao local

Publicado em 31/03/2020
uganda gay coronavirus
Alguns estavam na ONG para receber ajuda após ataque homofóbico

A polícia de Uganda prendeu 23 LGBT que desobedeceram ordem presidencial de quarentena por causa da pandemia da Covid-19.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

As pessoas estavam reunidas na Fundação Crianças do Sol de Uganda em Kyengera, que fica nos arredores de Kampala, capital do país, no domingo 29.

O abrigo, voltado a LGBT, possui uma clínica e algumas das pessoas estavam lá recebendo tratamento após ataque homofóbico a um bar gay em Kampala ano passado.

As pessoas foram espancadas e forçadas a fazer uma "caminhada da vergonha" da vila até o posto policial, segundo o 76 Crimes.

Os moradores acusaram quem vivia no abrigo de "atos homossexuais". À BBS TV, alguns disseram frases como "eles andam como meninas" e "eles usam maquiagem".

Outros acusam LGBT de terem levado o novo coronavírus à aldeia como uma "maldição".

Até o prefeito de Kyengera, Hajji Abdu Kiyimba, espancou os detidos.

Era previsto que eles comparecessem ao tribunal, nesta terça-feira 31. Eles são acusados de "ato de negligência por propagar infecção da doença, desobediência à ordem legal e quaisquer outras cobranças que possam surgir de investigações até hoje".

Uganda tem 33 casos confirmados de Covid-19. No país, gays e lésbicas podem ser presos por causa de sua orientação sexual por até sete anos. A pena de morte para homossexuais já foi discutida diversas vezes nos últimos anos no Congresso ugandense.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.