Há apenas 15 bares lésbicos em todo o território dos Estados Unidos. Fazer com eles resistam abertos é o objetivo de projeto encampado pela marca alemã de bebidas Jagermeister.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Lesbian Bar Project faz parte da campanha #SaveTheNight, lançada pela empresa e que visa apoiar os estabelecimentos noturnos, que estão dentre os mais afetados durante a pandemia do novo coronavírus.
Em vídeo narrado pela atriz Lea DeLaria, da série Orange Is the New Black, é dito que existem atualmente 63 mil bares nos Estados Unidos e que os únicos 15 voltados à comunidade lésbica podem fechar por causa da crise.
O projeto, que renderá futuramente documentário sobre a história dos endereços lésbicos das últimas décadas, apresenta mapa com fotos e depoimentos dos espaços que ainda resistem.
Os bares que continuam abertos ficam em: Nova York (três deles), Filadélfia, Washington D.C., Columbus, Milwalkee, Nashville, Atlanta, Mobile (Alabama), Houston e Dallas (no Texas), Denver, San Diego e Seatlle.
Chama atenção que não restou nenhum em cidades cosmopolitas e com intensa vida arco-íris tais como São Francisco, Los Angeles, Chicago e Miami.
Segundo a campanha, no final dos anos 1980 existiam 200 bares lésbicos no país.
Além de conhecer os endereços, é possível fazer doações no site do projeto.