A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinou, na terça-feira 4, na sede da Prefeitura de São Paulo acordo de cooperação com a cidade para a promoção do turismo LGBT na cidade.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
São Paulo é um dos destinos mais visitados do Pais pelo público LGBT tanto do Brasil quanto do exterior. Além das inúmeras atrações turísticas, como museus, shows e variada gastronomia, a capital paulista tem um dos maiores roteiros LGBT do mundo - só comparado com Londres, Berlim e Nova York.
A Secretaria de Turismo do Município junto com a entidade vai desenvolver nas próximas semanas um plano para pautar o trabalho previsto no acordo e que já começa durante a 23ª Parada do Orgulho LGBT, realizada no próximo dia 23.
Para a Câmara LGBT, assinar este acordo de cooperação com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, mostra que a entidade fortalece o seu propósito em promover e incentivar os destinos amigáveis.
"A assinatura do acordo com a cidade é um marco para a Câmara LGBT, que além de coroar o trabalho que a entidade já vem realizando com o município, desde 2017, nos possibilita desenvolver um plano estratégico para o turismo LGBTI+ na capital", afirmou o presidente da câmara, Ricardo Gomes.
Segundo Gomes, o acordo tem como objetivo estabelecer a execução de ações conjuntas voltadas à promoção e apoio a comercialização de São Paulo como destino amigável no mercado nacional e internacional e à sensibilização de prestadores de serviços turísticos para evitar o preconceito ao atender o público LGBT na capital.
"São Paulo é um exemplo, muitas vezes seguido por outros municípios. Além da importância em promover o município, o acordo certamente vai servir de exemplo para que outras cidades brasileiras se juntem à entidade para juntos promovermos os destinos amigáveis do País", completa.
Para o secretário Municipal de Turismo de São Paulo, Orlando Lindório de Faria, o acordo vem agregar e legitimar o trabalho já realizado pela secretaria na promoção de São Paulo como cidade diversa.
"A cidade de São Paulo é receptiva por natureza, recebemos aqui turistas de diferentes etnias, queremos manter a característica acolhedora do povo brasileiro. A Prefeitura de São Paulo considera importante fazer parte dessa ação e o acordo assinado é uma maneira de firmar o nosso compromisso com a comunidade LGBT", disse.
E continua: "Este mercado é promissor e movimenta um volume considerável na economia, sendo o turismo que mais cresce no mundo. A Parada do Orgulho LGBT de 2018 contou com mais de 3 milhões de pessoas, sendo mais de 24% turistas, que movimentaram cerca de R$ 288 milhões na economia da cidade."
Além das ações que vão ser implementadas durante a parada neste mês e já amparada pelo acordo, a Prefeitura e câmara promoverão a Fun Tour/Press Trip LGBT com convidados brasileiros e de outros países durante a realização da 3ª edição da Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT, realizada na capital entre 25 de agosto e 1º de setembro.