A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e oito secretarias do Governo do Estado de São Paulo assinaram acordo, nesta terça-feira 1º, para promover ações conjuntas.
O objetivo é divulgar São Paulo como destino turístico para mercados nacional e internacional reforçando questões como tolerância e cidadania.
A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Integram a ação ainda as secretarias de Justiça e Cidadania, Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Direitos da Pessoa com Deficiência e Cultura.
Treinamento, ativação de redes diplomáticas, tradução de materiais sobre os destinos, atração de multinacionais e geração de empregos estão dentre as ações governamentais.
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, assinará termo de cooperação técnica para elaborar campanhas sobre respeito à diversidade, capacitações de gestores públicos sobre atendimento e segurança dos LGBT, além de divulgar a Lei Estadual nº 10.948/2001, que pune administrativamente a discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero.
Presidente da Câmara, Ricardo Gomes destaca a importância do acordo. "É extremamente importante e traz para a Câmara LGBT a responsabilidade de pensarmos juntos com os destinos do interior os rumos do turismo LGBTI+", diz.
"Com a sinergia entre as outras secretarias que assinam o protocolo de intenções poderemos avançar também em várias frentes gerando negócio, empregos, renda e divisas. A partir da assinatura deste acordo, vamos implementar ações, estratégias e projetos visando o atual momento e também a melhora da receptividade do turismo LGBTI+" explicou.