Combater estereótipos do que é ser homem é o foco da nova campanha da Dove Men+Care chamada "Se importe menos, cuide mais".
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Com elenco todo formado por homens comuns e não modelos, o anúncio criado pela agência GUT São Paulo coloca-os em situações cotidianas que normalmente são retratadas por mulheres, tais como depilação de axilas, pintura das unhas e uso de secador nos cabelos.
A ideia é lutar contra estereótipos, falar de autoestima e normalizar a relação entre cuidado e masculinidade.
Gerente de Marketing da Dove Men+Care, Camila Garbin explicou a proposta ao site PropMark.
"Vivemos em um contexto sóciopolítico que continua a reforçar estereótipos masculinos ultrapassados. Crescemos com a visão de que homens não choram, não podem manifestar sentimentos e nem cuidar de sua aparência. Quando os homens se libertam desses padrões, de que cuidar e se cuidar não são coisas para homem, a sociedade ganha como um todo."
Pesquisam indicam que 49% dos homens só discutem cuidados pessoais quando são questionados, que cerca de 40% dos homens com até 39 anos só vão ao médico quando se sentem mal e que 69% dos homens (contra 82% das mulheres) foram a pelo menos uma consulta em 2019.
Mais preocupante ainda: 76% dos suicídios no Brasil em 2020 foram de homens, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).