A 19ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo passou, mas as atrações para os arco-íris continuam e eles foram lembrados em um dos maiores eventos da cidade, a Virada Cultural 2015, que acontece das 18h do sábado 20 às 18h do domingo 21.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
No Palco Arouche x Duque de Caxias, a programação do evento preparou para esta edição atrações que se identificam com o público LGBT.
O ponto alto do palco será às 20h, com o concurso Rainha da Virada - Batalha de Drags, que consiste em uma disputa de lip sync (dublagem) entre 16 participantes. Serão duas fases, mais semifinal e finalíssima durante três horas - com tempo para descanso.
A vencedora será premiada como "Rainha da Virada", e além do título, faixa e coroa, leva prêmio em dinheiro. A organização informa que deve-se evitar grandes mudanças de roupa e maquiagem pois pode não haver tempo suficiente para a troca e também porque o foco aqui é dublagem e não o visual. As incrições podem ser feitas acessando o site neste link. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail [email protected].
O palco também recebe os grupos Cabaret Trix Mix (18h), Shawanara (23h30) e Lineker (1h), além da icônica Elke Maravilha (2h30), os personagens Maria Botânica + Xanaína + Irmã Selma, todos interpretados pelo ator Otávio Mendes e que despontaram no Terça Insana (4h) e a banda Verônica Decide Morrer (5h).
Teatro gay
Mas não para por aí. No Palco Rua Araújo - Copan, dedicado a peças teatrais, dois espetáculos dialogam com os LGBT. Maria que Virou Jonas ou a Força da Imaginação (0h30), da Cia Livre, que esteve em cartaz na cidade no início do ano, mostra dois personagens transexuais que estão montando uma peça justamente sobre a identidade de gênero, inspirada em um ensaio do filósofo francês Michel de Montaigne (1533-1592).
Mais tarde, às 3h, sobe ao palco o coletivo cearense As Travestidas com Quem Tem Medo de Travesti? O espetáculo humaniza os transgêneros aos mostrá-los sem as vestimentas sexy como costumam ser representados, longe da caricatura, e trazendo-os dos pontos das esquinas e dos palcos das boates para a sala de nossas casas. Tome um banho de disposição, prepare o casaco e vá às ruas celebrar a arte e se divertir!
Importante: O grupo As Travestidas informa que por questões de logística e de produção da Virada Cultural, o espetáculo Quem Tem Medo de Travesti foi trocado por outro da mesma companhia, Cabaré das Travestidas, no mesmo horário e local. (atualizado às 12h05 de 19/06/15).