No Dia dos Pais, a campanha Livres & Iguais da Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o vídeo "Avelino, o pai de um milhão" para conscientização da violência contra LGBT.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O vídeo conta a história do agrimensor aposentado Avelino Mendes Fortuna, de 60 anos, de Goiânia, que perdeu o filho, Lucas Fortuna, assassinado por homofobia, em 2012.
Jornalista, árbitro esportivo e militante LGBT, Lucas tinha 28 anos, era fã de vôlei e apaixonado por trabalhar com pessoas portadoras de deficiência. Seu sonho era apitar um jogo durante as Paralimpíadas. Ainda que tenha havido sinais claros de intolerância por orientação sexual no crime, a motivação por homofobia jamais foi reconhecida oficialmente.
O pai, Avelino, decidiu usar a tristeza como matéria-prima para a luta pelos direitos arco-íris e tornou-se um ativista. "Me sobrou essa tarefa de não deixar a luta dele morrer. A única homenagem justa e digna que posso fazer para ele e para a mãe [Avelino é viúvo] é não deixar que a luta dele morra", disse.
O aposentado integra o grupo Mães pela Diversidade, composto por mães e pais de LGBT. O foco de Avelino são os pais, que costumam apresenta mais resistência em aceitar um filho LGBT. Para ele, "o pai que não sai do armário é corresponsável pela assinatura do atestado de óbito do filho".
A Livres & Iguais é uma campanha que promove igualdade de direitos de LGBT e foi implementada no Brasil em 2014. Dentre os parceiros estão a Prefeitura de São Paulo e o Estado de Minas Gerais e conta com Daniela e Malu Mercury como Campeãs da Igualdade.
Confira o vídeo: