Para travestis e transexuais terem o nome social respeitado na feitura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, é preciso comunicar o Ministério da Educação em etapa posterior à inscrição.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A regra está no explícita no item 8 da seção Dúvidas Frequentes do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep), responsável pela avaliação.
O nome social deve ser informado após a realização da inscrição. A orientação é que a pessoa entre na seção do participante entre 15 e 26 de junho para preencher um formulário. Deve-se assiná-lo e enviá-lo pelo sistema junto com foto recente e documento com foto. Os pedidos serão avaliados pelo Inep.
O Enem é utilizado por diversas instituições de Ensino Superior para acesso à graduação. As inscrições ficarão abertas até 5 de junho. A taxa cobrada é de R$ 63 e deve ser paga até 10 de junho. Pessoas de baixa renda podem requerer isenção via on-line no momento do cadastro. Estudantes que cursam o 3º ano do Ensino Médio em escola pública automaticamente são isentos.