Travestis e transexuais não precisarão ficar constrangidos quando prestarem o Enem este ano. Uma determinação do Ministério da Educação (MEC) vai garantir que os alunos transgêneros poderão usar seus nomes sociais.
Para socilitar esse direito o (a) candidado (a) transexual ou travesti deve ligar para o telefone 0800-616161 até 23 de maio, mesmo dia em que as inscrições se encerram. O site do Enem oferece esclarecimentos sobre o assunto na seção "Perguntas Frequentes".
Segundo Toni Reis, secretário de Educação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuis (ABGLT), a decisão era esperada e a entidade já batalhava pela causa, já que na última edição do exame vários candidados transgêneros terem relatado constrangimento ao assinar um formulário destinado a estudantes que não possuíam identidade ou documentos oficiais.
"Mesmo que não esteja no edital, já consideramos um avanço. É fundamental, pois diz respeito à dignidade humana", disse Reis ao jornal O Globo. O objetivo da entidade é que no próximo ano a medida esteja em um parágrafo inteiro do edital do Enem.