Na terça 10, será realizado o "Seminário Turismo LGBT no Rio: economia e cidadania". O objetivo é expor potencialidades e desafios que a cidade tem para, cada vez mais, aproveitar a força do segmento arco-íris no mercado de viagens.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A realização do debate, que tem como pilares os aspectos econômicos e os direitos LGBT, é promovido pelo Rio Guia Gay (publicação da Guiya Editora), o Grupo Arco-íris (organizador da Parada do Orgulho LGBT do Rio) e a Coordenação do curso de Turismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA).
O evento, que será promovido no campus Tijuca da UVA (Rua Ibituruna, 108), a partir de 13h, terá duas mesas. A primeira, intitulada "Turismo LGBT como fator de desenvolvimento econômico" vai receber agentes do mercado e do governo que atuam no setor de viagens.
A segunda mesa, sob o nome "Turismo LGBT, cidadania e inclusão", discutirá, a partir das 15h, o quanto é necessário o avanço de políticas públicas em prol do segmento para atrair e bem receber aqueles viajantes.
O evento, com entrada franca e que não requer inscrições, faz parte da programação da 20ª Parada do Orgulho LGBT Rio 2015. A marcha será feita no domingo 15 de novembro, em Copacabana.
Sócio-proprietário da Guiya Editora, Welton Trindade, fala do objetivo do debate. "O seminário tem a firme proposta de colocar em debate tanto a importância do turismo LGBT para a cidade do Rio como fator de desenvolvimento econômico quanto como locus de fortalecimento da cidadania de LGBT da capital fluminense e visitantes."
A força do turismo LGBT na capital fluminense pode ser demonstrada por pesquisa feita pela Riotur, empresa de divulgação turística da cidade, no carnaval de 2014. O levantamento constatou que visitantes gays gastaram 124% a mais do que o turista médio. O Censo 2010, do IBGE, também constatou que casais homossexuais possuem mais renda e mais anos de estudo do que a população em geral no Brasil. A cidade é um dos principais destinos turísticos arco-íris do mundo.