A certeza de ter um corpo musculoso ou mais tonificado, geralmente, vem acompanhada pela dúvida sobre o momento de correr: antes ou depois do treino com pesos?
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Depende do que o praticante está buscando como objetivo para seu corpo e bem-estar. O importante, primeiro, é definir o foco de sua ida à academia. Depois, saber como dosar ambas as atividades para obter o melhor aproveitamento geral na busca por suas metas.
Para quem busca a academia com o objetivo de queimar gordura, recomenda-se que se faça primeiro a musculação e depois o aeróbico. Isso porque quando iniciamos uma atividade física, nosso organismo faz uso de uma reserva energética chamada de glicogênio muscular. Por se tratar de um exercício mais intenso, a musculação é capaz de acabar mais rápido com essa reserva e, consequentemente, queimar gordura mais rápido que o aeróbico.
Se a meta do praticante é crescer e ficar mais forte, de forma alguma ele deve correr antes da musculação. Isso porque o aeróbico esgotaria a reserva energética que seria utilizada para trabalhar os músculos, deixando a musculatura fatigada antes mesmo do treino.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, o cardio (trabalho de corrida) é benéfico para o pós-musculação pois é capaz de acelerar o processo de recuperação muscular.
Para pessoas que gostam de correr e participam de provas ou grupos de corrida por exemplo, o aeróbico deve vir primeiro. Dessa forma, você utiliza a maior parte de sua carga energética para o exercício aeróbico, não precisando poupar para a hipertrofia.
Se optar por fazer a musculação depois da corrida, cuidado para não pegar muito pesado. O resultado pode ser o que se chama de overtraining. Por ter focado na corrida, sua musculatura já terá queimado bastante reserva energética, não restando muita para a prática de musculação intensa, atividade que exige muito esforço.