Uma das drogas mais identificadas com o público gay, o poppers pode ser proibido no Reino Unido.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A substância - o alquil-nitrato - está na lista das 500 drogas que o governo britânico classifica como perigosas dentro das "drogas legais" (aquelas que não são proibidas e sobre as quais ainda não há pesquisas o suficiente, mas se sabe que provocam alguns efeitos semelhantes às das drogas ilegais).
O país pode mudar a legislação com o objetivo de abranger essas substâncias e torná-las ilegais. Outra que está na lista é o óxido nitroso, o gás hilariante.
Os riscos do poppers são principalmente para quem tem doenças preexistentes do coração e problemas com pressão arterial, já que a substância abaixa a pressão. A droga também diminui a imunidade, facilitanto o contágio dor doenças sexualmente transmissíveis. O poppers é mais usado por gays por causa de seu efeito em relaxar os músculos, inclusive o esfíncter anal.
Entretanto, o primeiro-ministro David Cameron teme abalar sua popularidade com a comunidade LGBT. Ele foi um dos principais responsáveis pela aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país e pode se macular sua imagem com os gays.