A luta contra a homofobia não vai para a avenida apenas em dias de parada do orgulho gay. No carnaval 2014, o tema será levantado pela escola de samba paulistana Em Cima da Hora.
O enredo "Homofobia é crime... Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" surgiu de uma ideia do presidente da agremiação, que fica na zona sul de São Paulo, Jair Santos.
Jair contou ao Guia Gay São Paulo que durante um passeio pela Avenida Paulista viu dois rapazes gays sendo agredidos por um grupo de homens. "Eu os ajudei no que pude e aí me veio à cabeça, 'é justo? É correto isto? Claro que não. Então, após pesquisas, decidimos em conjunto com a diretoria da escola, abordar o tema", explicou o sambista.
O desfile abordará diversos aspectos da comunidade arco-íris. A geração de empregos na semana da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo será lembrada com uma ala de garçons. Personalidades assumidamente homo e bissexuais aparecerão em imagens na avenida. A ala das baianas vai cobrar os direitos que todo cidadão deve ter independentemente de sua orientação sexual.
O presidente da escola pede que cidadãos LGBT compareçam para participar da última ala, que vai representar a parada. O figurino pode ser o mesmo usado no evento da Paulista, ou seja, roupas leves e informais, e todos segurarão uma pequena bandeira arco-íris. Para quem quiser desfilar em outras alas, a fantasia é doada ao folião mediante uma cesta básica, que é revertida para o projeto social que a agremiação atende.
Como a Em Cima da Hora faz parte do grupo IV, o desfile será realizado ao lado da estação Vila Matilde do metrô, em estrutura montada pela Prefeitura. Os grupos I a IV desfilam ali e apenas os grupos Especial e de Acesso se apresentam no Sambódromo do Anhembi. A escola desfila no sábado, 1º de março, e a concentração está marcada para 21h. Vai estar em São Paulo no carnaval? Se joga no samba e ainda por cima por uma boa causa!