Héteros acham que gays são sujos, aponta pesquisa

Publicado em 30/05/2014

Homossexuais conquistam hoje, no Ocidente, cada vez mais direitos como até adoção de crianças junto a seus maridos e mulheres, algo que parecia improvável há bem pouco tempo. Mas se os direitos vieram e não param de chegar, o preconceito ainda não foi embora. 

Pesquisa feita com 200 pessoas do Reino Unido, Portugal e Polônia mostrou o que passa pela cabeça dos héteros quando pensam nos gays e lésbicas: limparem-se!

Foram conduzidos quatro estudos e todos tiveram o mesmo resultado. Em um deles, 55 portugueses deveriam usar palavras relativas à limpeza e neutras ao imaginar que estavam pegando emprestado o telefone de alguém. Aqueles que imaginavam que pegavam o aparelho de um gay usaram muito mais palavras que sugeriam limpeza do que os que pegaram aparelho de um heterossexual.

Para Agnieszka Golec de Zavala, uma das pesquisadoras, "rotular pessoas como impuras é culturalmente uma forma universal de expressar preconceito".

"Limpeza física é usada como um eufemismo por meio de ações como a exclusão da vida social, privação dos direitos humanos, aprisionamento ou, finalmente, o extermínio", disse.

E acrescentou: "É alarmante que o preconceito ainda possa ser encontrado em um nível subconsciente. Pode ser difícil reduzir o preconceito de pessoas que desconhecem que o possuem'.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.