Governo federal afasta receios e confirma que apoio às paradas continua

Publicado em 08/04/2014

Apoio vindo do Ministério da Saúde é importante para realização de ações em DST/aids nas marchas do orgulho

O clima dentre organizadores de paradas do Orgulho LGBT no Brasil não tem sido dos melhores. Abril chegou e o edital de apoio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, aos eventos não veio. Entretanto, a fala do governo federal é de destensionamento. 

Em resposta exclusiva à Guiya Editora, a assessoria de imprensa do órgão afirmou que o apoio, dado há mais de uma década, será oferecido também em 2014. A respeito de prazos, a fala é que nunca houve compromisso com datas específicas para a publicação do edital. A ordem é que seja no primeiro semestre. 

A preocupação também era do presidente da ABGLT, Carlos Magno. "Entramos em abril sem edital, o que já é um atraso. Muitas paradas logo já serão realizadas. O departamento admitiu estar reavaliando o apoio, mas não quero crer no fim. Seria um retrocesso à década de 1990 na luta contra aids. A pressão junto ao governo continua.", disse. 

As campanhas de prevenção e de diagnóstico de DST/Aids nos atos de orgulho LGBT são estratégicas por dois aspectos: gays são o segmento mais afetado pela HIV no país e jovens homossexuais, cuja presença é massiva nas paradas, têm demonstrado crescente patamar de infecção.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.