Em seu perfil no Instagram, Janae explica que sua intenção era esperar para se assumir quando seus filhos não estivessem mais na escola, mas como havia muitos rumores sobre o assuntos nos últimos dias, resolveu se declarar.
"Tenho sido muito aberta sobre isso por muitos anos entre minha família, amigos e na comunidade powerlifting, mas percebo que para muitos de você isso foi um choque", escreveu a atleta.
Janae diz que a identidade de gênero é algo com que lida a vida inteira, de forma difícil, o que a fez considerar o suicídio. "Tenho recebido uma quantidade inimaginável de apoio e amor nas últimas 24 horas e quero agradecer a cada um de vocês que estendeu a mão para mim", escreveu. Ela conclui dizendo que vai compartilhar mais informações a esse respeito por meio de seus perfis nas redes sociais nas próximas semanas.
O powerlifting é um esporte de força poucodifundido no Brasil que combina três modalidades: agachamento, supino e levantamento terra. Jane foi campeã do Arnold Schwarzenegger Classic WPO de peso médio em 2006 e recordista mundial na categoria em 2009.
Antes de se dedicar à modalidade, Janae foi fuzileiro naval nos anos 1990 e chegou a fazer parte da segurança do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. A atleta superou um câncer nos testículos em 2004 e tem três filhos.