Marcio Claesen
Foram 366 filmes lançados nos cinemas em São Paulo em 2013. Dentre todas essas produções, júri e público escolheram seus favoritos. A partir de quinta-feira, 03, todos podem conferir os 54 eleitos que fazem parte do 40º Festival Sesc Melhores Filmes, no CineSesc.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook.
Produções autorais e dramas premiados com o Oscar e laureados em grandes festivais de cinema pelo mundo compõem a maior parte da seleção. E o ano parece ter sido muito bom para os LGBT nas telas.
Só na primeira semana do festival, o público poderá rever quatro longas elogiados que enfocam os cidadãos arco-íris.
Flores Raras, de Bruno Barreto, poderá ser revisto duas vezes. O filme mostra o relacionamento da poetisa Elizabeth Bishop (Miranda Otto) com a arquiteta Lota de Macedo Soares (Glória Pires), nos anos 1950 e 1960, no Rio de Janeiro.
Outra produção brasileira dentre as mais votadas pelo público e que ganha reapresentação é Tatuagem, que levou os kikitos de melhor filme, trilha sonora e ator (Irandhir Santos) no último Festival de Gramado. No Festival Sesc, ele também levou prêmio de ator - de público e crítica - e melhor fotografia pela crítica. O longa mostra o envolvimento do líder de uma trupe teatral com um soldado, em plena ditadura militar nos anos 1970.
Também estão na programação desta semana os excelentes Olhe pra Mim de Novo, documentário de Kiko Goifman e Cláudia Priscilla, sobre um transexual masculino no sertão nordestino, e Azul é a Cor Mais Quente, uma tour de force de três horas do diretor Abdellatif Kechiche sobre a descoberta da homossexualidade por uma adolescente francesa. O longa levou os prêmios de melhor filme e atriz (Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux) no Festival de Cannes 2013. No Festival Sesc, a produção arrebatou três prêmios do público (filme, direção e atriz)
Os horários das exibições e mais informações sobre os longas estão em nossa Agenda.