A história do cowboy homofóbico Ron Woodroof, que se descobre portador do vírus HIV, recebe do médico o prognóstico de 30 dias de vida e sai em busca de novos tratamentos, levou três Oscar na noite do domingo, 02, na 86ª edição do prêmio, em Los Angeles.
Matthew McConaughey (Woodroof) perdeu 17 quilos para o papel em Clube de Compras Dallas e levou a estatueta de melhor ator. Tão irreconhecível na tela quanto ele está Jared Leto, intérprete da travesti soropositiva Rayon, que se associa a Ron para vender medicamentos que combatem a aids.
Leto, tornou-se o 10º ator a levar o Oscar interpretando um personagem LGBT. No palco, ele dedicou o prêmio "aos 36 milhões de pessoas que perderam a batalha contra a aids" e também aos "injustiçados por serem quem são e amarem quem amam".
O longa também faturou a estatueta de melhor maquiagem e foi o segundo mais premiado da noite - junto a 12 Anos de Escravidão, que levou, dentre outros, o prêmio de melhor filme. A produção que mais arrebatou Oscar na noite - sete - foi Gravidade, que se fartou em categorias técnicas, além de melhor diretor, para Alfonso Cuarón.