Às vésperas do Dia Mundial de Luta contra a Aids (em 1º/12), escolas estaduais de São Paulo iniciam, na próxima quinta-feira 26, projeto piloto de prevenção ao HIV.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Denominado "Gravidez e HIV: Prevenção nas Escolas - Conscieduca 2015", o evento, que acontece no Auditório da Unip - Campus Cidade Universitária, inaugura projeto inédito da Fundação Poder Jovem com a Diretoria Regional de Ensino Centro-Oeste de São Paulo, com duração prevista de dois anos.
Nesta quinta, a previsão é que participem 200 líderes de educação das 75 escolas ligadas à esta regional. "Essa é a primeira de uma série de ações para informar diretores e coordenadores pedagógicos sobre o HIV, diz Glória Brunetti, diretora da Fundação Poder Jovem e médica infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. "Além disso, vários levantamentos indicam que muitos professores têm dificuldade em lidar com o assunto”, afirma Brunetti, que irá falar sobre HIV e Educação na ocasião.
Um estudo do Ministério da Saúde indica que a contaminação por HIV está estagnada no País, com exceção da faixa etária de 15 a 24 anos. Neste grupo, a infecção aumentou 40% no País e 21,5% no Estado de São Paulo, nos últimos sete anos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
A Fundação Poder Jovem nasceu no Emilio Ribas (por iniciativa de Glória e da pedagoga Sandra Santos), em 2007, e se tornou a primeira fundação ativa no combate à aids no Brasil com foco em jovens portadores do HIV ou que convivem com soropositivos.