Algo inédito no esporte brasileiro: um atleta gay assumido receberá patrocínio de uma empresa. Trata-se de Ian Matos, que passa a ter apoio da ES Collection Brasil para avançar no esporte. Matos é integrante da seleção brasileira de saltos ornamentais.
Ian Matos ganhou notoriedade no Brasil e fora no final de 2013, quando assumiu-se homossexual. A atitude corajosa, como o próprio atleta afirma, chamou mais atenção da mídia e das pessoas do que sua carreira, mas a busca por destaque no esporte continua.
Sobre o apoio, ele se revela feliz. "Acredito que essa parceria com a ES Collection Brasil é algo positivo no que refere ao 'achismo' de algumas pessoas. A maior coisa que eu ouvi sobre assumir minha orientação sexual foi a respeito de patrocínio. Agora esse tabu se quebrou."
A decisão de fazer história foi do representante no Brasil da marca, Germano Netto. "O Ian tem uma história de vida linda, e ele é simples e humilde. E como todo atleta brasileiro sente na pele que não é fácil se dedicar a este sonho de representar o país nos esportes. Conhecendo esta linda história de vida achei que seria ótimo ajudar o atleta."
Com a ação, a marca quer conquistar ainda mais reconhecimento dentre o público gay, que, ao comprar uma peça da ES Collection, grife de origem espanhola, ajudará a continuidade do patrocínio.
O exemplo está posto: em vez de afastar patrocinador, Ian Matos conseguiu um. E que o exemplo sirva para empresas gays e empresários ou responsáveis gays por marketing em todo o Brasil. Se não olharmos por nós, quem olhará?