Edir Macedo ganha 'Oscar Gay' como amigo dos LGBT

Prêmio anual do Grupo Gay da Bahia (GGB) elege amigos e inimigos dos arco-íris

Publicado em 15/03/2016
Oscar Gay premia amigos e inimigos dos LGBT e é dado pelo GGB. Um dos amigos deste ano foi Edir Macedo
Edir Macedo disse que "Jesus incriminou os religiosos hipócritas, não os gays"

O Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgou os nomes dos premiados com o Oscar Gay 2015, edição mais recente de sua lista anual de quem "pisou na bola" com os arco-íris e dos que fizeram "gol" em favor da luta contra a homofobia.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

Dentre os 37 agraciados com o Troféu Triângulo Rosa, oferecido aos amigos dos LGBT, está Edir Macedo, dono da Rede Record e líder espiritual da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). O religioso foi lembrado por causa da declaração: "Jesus incriminou os religiosos hipócritas, não os gays. A Iurd [Igreja Universal do Reino de Deus] sempre aceitou e aceita todos os homossexuais como acolhe todo ser humano do jeito que é".

Outro homenageado foi o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo parecer prévio ao Supremo Tribunal Federal (STF) "dando ao Congresso Nacional prazo razoável para concluir a votação do projeto de criminalização da homo e transfobia", diz a entidade. 

Também foram lembrados Galvão Bueno e Pedro Bial "por se deixarem fotografar dando 'selinho' nos bastidores de especial da Globo" e várias marcas que fizeram publicidade inclusiva no ano passado, como Motorola, Sonho de Valsa, Avon e Vale Fértil.

Por outro lado, Bibi Ferreira foi uma das 16 agraciadas com o Troféu Pau de Sebo - o dos "inimigos" dos arco-íris. A veterana atriz, cantora e diretora entrou na lista por "não achar bom" a presença do casal lésbico formado por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg na novela Babilônia".

Neste grupo também estão 21 funcionários do Shopping Barra, de Salvador, que fizeram abaixo-assinado para impedir que uma colega travesti usasse o sanitário feminino; o Shopping Center 3, em São Paulo, por impedir transexuais usar o banheiro femininoe o deputado Eros Biondini (Pros-MG), pelo projeto contra adoção do nome social por transgêneros nas escolas.

Lista completa dos agraciados com o Troféu Triângulo Rosa - aos amigos dos LGBT:

- Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, pelo parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal dando ao Congresso Nacional prazo razoável para concluir a votação de projeto de criminalização da homo/transfobia; Desembargadora Joeci Machado Camargo, por refutar vereadores evangélicos de Curitiba que negavam a condição legal de casamento de LGBT em cerimônia de casamento coletivo; Ministério Público da Paraíba, através da Promotoria de Justiça de Sapé, por pedir o afastamento e exoneração de duas diretoras de Escola Estadual, por preconceito e homofobia contra estudantes lésbica e transexual.

- Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, por declarar que "Jesus incriminou os religiosos hipócritas, não os gays. A IURD sempre aceitou e aceita todos os homossexuais como acolhe todo ser humano do jeito que é"; INRI, que diz ser e se veste como Cristo Reencarnado, por declarar “A opção sexual do ser humano é uma questão de foro íntimo; cabe a cada um, e somente a si, decidir com quem se relaciona." 

- Ministério Público Federal de Volta Redonda (RJ) pelo empenho na apuração de casos de homofobia contra estudantes locais; 2ª Vara Federal do Ministério Público de Natal, por condenar internauta que ameaçou de morte ao deputado Jean Wylys; Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT - CNCD/LGBT, pela portaria que garante o uso do nome social e uso de banheiros femininos por transexuais e travestis.

- Câmara Municipal e 3ª Vara Cível da Comarca de Macapá (AP), a primeira capital da Amazônia a reconhecer o direito do nome social de transexuais e travestis; Câmara Municipal de Londrina (PR), pela celebração do Dia Nacional Contra a Homofobia; 59º Festival Folclórico do Amazonas pela apresentação de cordéis e humor contra homofobia; OAB/Amazonas, pela realização do 2º Casamento Coletivo de 45 casais LGBT.

- Companhia Aérea GOL pela inclusão de casal gay na campanha do Dia das Mães; O Boticário pela inclusão de casais gays na propaganda do Dia dos Namorados; Vale Fértil do Paraná (azeitonas) pela publicidade com casal gay; Sonho de Valsa pelo vídeo com beijo lésbico; Motorola pela campanha “Escolha o Amor”; Leite de Rosas pela inclusão em publicidade de casais gays e lésbicas; Mate Leão por defender o beijo gay nas novelas; Avon, por ter convidado cantora transexual como garota-propaganda; OpusMúltipla, de Curitiba, pela campanha "Igualdade na Veia", contra a proibição de gays doarem sangue; Master Comunicação de Curitiba pela campanha de prevenção de DST/Aids para gays; Lola Cosmetics, pela campanha publicitária protagonizada por uma mulher trans; Uber do Distrito Federal, pelo patrocínio à 18ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília; Editora Metanoia, RJ, por seu engajamento na publicação de literatura LGBT de ficção e de não-ficção; Sorveteria Me Gusta Picolés Artesanais, SP, por pedir desculpas pela discriminação homofóbica de um funcionário contra um casal gay.

- Liliane Simões Maestrini, “Lili”, medalhista de bronze no Campeonato Mundial de vôlei de praia de 2013, por assumir e tornar pública sua festa de casamento com a jogadora Larissa França.

- Galvão Bueno e Pedro Bial por se deixarem fotografar dando "selinho" nos bastidores de especial da Globo; atores Bruno Gagliasso e João Vicente pelo beijo na boca, por desconstruir o uso de saia por homens e contradizer a homofobia de seus críticos; cantor Nader por representar romance gay no clipe 'Quem Disse?' 

- Repórter Gabriela Moreira, em entrevista ao vivo à ESPN, por bronquear ao vivo torcedor do Palmeiras que chamou os são-paulinos de bichas; atriz Giovanna Antonelli, por defender personagem bissexual na novela Em Família: "preconceito não está com nada. Tem que respeitar o amor e a vontade dos outros".

- Fernanda Lima, do programa Amor & Sexo, por sua postura gay friendly e feminista; programa Porta dos Fundos, pelo humor politicamente correto com a comunidade LGBT; humorista Marcius Melhem responsável pelo novo Zorra, da Globo, por defender que "o humor tem a obrigação de adotar posturas progressistas e tomar posições, excluindo piadas com conteúdo homofóbico. Vamos ridicularizar quem é homofóbico". 

- Prepara NEM, RJ, cursinho preparatório gratuito para o ENEM voltado a travestis e transexuais.

Lista completa dos vencedores do Troféu Pau de Sebo - aos inimigos dos LGBT:

- Igreja Presbiteriana do Brasil, por romper com a mesma denominação dos Estados Unidos, condenando a celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

- Padre Cleidimar Moreira, de Goiânia, por declarar que homossexualidade é doença e defender a cura gay.

- Complexo Militar de Quitaúna, em Osasco (SP), por discriminar a transexual M.L., 18 anos, que teve fotos e dados pessoais divulgados na internet por um integrante do Exército, após passar pelo processo de alistamento militar.

- Presídios Evaristo de Moraes, Esmeraldino Bandeira, Instituto Penal Plácido Sá Carvalho e Alfredo Tranjan no Bangu 2 pelos abusos, discriminações e torturas cometidos contra travestis e transexuais.

- Universidade Estácio de Sá - Campi Norte Shopping e Centro Integrado de Educação Profissional de Duque de Caxias (RJ) por não aceitar o nome social e impedir uso de sanitário feminino por travestis e transexuais no exame do ENEM.

- Diretora da Escola Estadual Monsenhor Odilon Alves Pedroza, Sapé (PB), por negar matrícula e discriminar um transexual de 15 anos e uma lésbica de 18 anos; Colégio Anglo Leonardo da Vinci (SP) por demitir professora de filosofia que assumiu sua transexualidade.

- Atriz Bibi Ferreira por "não achar bom" a presença do casal lésbico formado por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg na novela Babilônia; cantor Cesar Menotti, pela crítica ao beijo de Bruno Gagliasso e João Vicente.

- 21 funcionários do Shopping Barra, Salvador, pelo abaixo-assinado para impedir que uma colega travesti de lanchonete do local usasse o sanitário feminino; Shopping Center 3, São Paulo, por impedir a transexuais o uso do banheiro feminino; Shopping Boulevard Strip Center, Porto Alegre, pelo mau atendimento e agressão física de que foi vítima o artista Rogério Nazari, 64, no sanitário do shopping; restaurante Shogá Japanese Food, São Paulo, por negar a um casal gay a promoção concedida a heterossexuais; dona de restaurante na Baixada Santista, por ter expulsado do recinto casal gay que trocava carícias.

- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo André, SP, em Sacadura Cabral na Av. Prestes Maia, por discriminar travesti recusando o médico chamá-la pelo nome social e o 4º Distrito Policial por não registrar boletim de ocorrência.

- Deputado Eros Biondini (Pros/MG) pelo projeto contra adoção de nome social por transgêneros nas escolas; prof. José Marcos Rodrigues Vieira, da Faculdade de Direito da UFMG, por declarações homofóbicas em sala de aula. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.