O drama lésbico Carol, de Todd Haynes, lidera as indicações ao Globo de Ouro 2016, anunciadas na quinta-feira 10, em Los Angeles.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A produção, que conta a história de uma mulher casada que se apaixona por uma balconista nos anos 1950, disputa melhor filme de drama, diretor, atriz (Cate Blanchett e Rooney Mara) e trilha sonora.
A Garota Dinamarquesa, sobre uma das primeiras transexuais a se submeter à cirurgia de redesignação sexual, recebeu indicações a melhor ator (Eddie Redmayne), atriz (Alicia Vikander) e trilha sonora.
Lily Tomlin, uma vovó lésbica em Grandma, disputa melhor atriz de comédia ou musical e o britânico Sam Smith teve sua bela Writing's on the Wall indicada a canção original, pelo filme 007 Contra Spectre.
O prêmio, entregue pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, também celebra os melhores da TV norte-americana. As super gay friendly Empire e Game of Thrones disputam melhor série dramática.
Orange Is The New Black concorre a melhor série cômica e atriz coadjuvante de minissérie, série ou telefilme (Uzo Aduba). Transparent, que levou os prêmios de melhor série cômica e ator de série de comédia (Jeffrey Tambor), em 2015, repetiu ambas indicações.
Lily Tomlin surge em dose dupla. A atriz declaradamente lésbica também recebeu indicação a melhor atriz de série de comédia por Grace & Frankie. Alan Cumming concorre a melhor ator de série, minissérie ou telefilme por The Good Wife.
As surpresas surgem com a indicação de Lady Gaga a melhor atriz de minissérie ou telefilme por American Horror Story e nosso Wagner Moura, cuja série Narcos não tem nada de arco-íris, mas sua indicação a melhor ator de série dramática não poderia deixar de ser citada.
A lista completa de indicações está no site oficial do Globo de Ouro. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em Los Angeles no domingo 10 de janeiro.