Chefe da GCM no Ibirapuera pede ação contra gays e é demitido

Relatório justificava fechamento do parque após as 22h por causa da presença de homossexuais

Publicado em 09/11/2016
Chefe da GCM no Parque Ibirapuera pede ação contra gays e é demitido
Conselho gestor do parque trata de fechamento do local após 22h

Após emitir parecer em que pedia restrição do horário do Parque Ibirapuera para evitar frequência de homossexuais, um comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi demitido.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O GCM Rubens Aparecido da Silva, que era responsável pela cobertura da área, produziu relatório no qual desaprova o funcionamento do parque após as 22h e o horário estendido de fim de semana, definidos em 2013.

No documento, revelado pelo jornal O Estado de S.Paulo, Silva escreveu que após 22h não recomenda que o lugar esteja aberto por causa da mudança de perfil do público: "Homossexuais, skatistas e jovens com problemas relacionados ao uso de bebidas".

Foi esta justificativa do GCM que o fez ser destituído do posto pelo secretario municipal de Segurança Urbana, Benedito Mariano, que a considerou "totalmente equivocada, que passa ideia de preconceito contra essa população", segundo afirmou à rádio CBN.

O secretário explicou que a decisão a respeito do horário do parque não cabe ao comandante da guarda, que deve apenas ouvir as deliberações do conselho gestor do parque e levá-las à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que responde pela área. "Ele não tem competência para fazer relatórios sobre os horários de funcionamento do parque. Tendo conhecimento disso, principalmente da justificativa, eu substituí o comando da guarda", revelou Mariano. O GCM será aproveitado em outra unidade.

À publicação, o ativista e empresário Bill Santos, único representante LGBT no conselho do Ibirapuera, disse que a maioria dos representantes do órgão quer limitar o uso do espaço para as pessoas mais carentes. "O que eles querem é fechar o parque para os pobres, os negros, os gays e os moradores da periferia", disse.

O conselho deveria votar o fechamento do parque após as 22h nesta quarta-feira 9, mas a decisão final cabe à Prefeitura.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.