A temporada do horário nobre da TV norte-americana de 2015/2016 conta com 35 personagens fixos LGBT, três a mais que a temporada passada. A quantidade sobe para 70 ao contabilizar as participações especiais.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A pesquisa foi realizada pela Glaad - Associação contra a Difamação de Gays e Lésbicas, uma das entidades arco-íris mais atuantes nos Estados Unidos. Os números acima referem-se apenas aos canais abertos - ABC, CBS, The CW, Fox e NBC.
Nestas emissoras, dos 70 personagens LGBT que estão ou que ainda irão ao ar (são levados em conta os roteiros), 33 são gays, 23 lésbicas, 12 mulheres bissexuais e 2 homens bissexuais. Não há nenhum transgênero na TV aberta americana este ano. A entidade destaca como das mais inclusivas as séries Empire, Rosewood, Person of Interest, Arrow e Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D.S.
Já na TV a cabo foram contabilizados 142 personagens - dentre fixos e participações. Os fixos subiram de 64 para 84. Os homossexuais masculinos são maioria (58), seguidos mulheres bissexuais (32), lésbicas (31), homens bissexuais (18), transgêneros femininos (2) e transgêneros masculinos (1).
A série de The Fosters (do canal ABC Family) é apontada como uma das mais arco-íris, com sete personagens LGBT. Outros destaques são as ainda inéditas Shadowhunters e Recovery Road, além de Mr. Robot, The Walking Dead e American Horror Story: Hotel.
Pela primeira vez, foram analisadas as séries por streaming, que totalizaram 43 personagens em 23 atrações. O estudo completo da Glaad pode ser lido aqui.