Adolescente morto por homofobia vira nome de rua no Rio

Alexandre Ivo, de 14 anos, foi torturado e morto por grupo de skinheads em 2010 em São Gonçalo

Publicado em 31/07/2016
Adolescente morto por homofobia em São Gonçalo, no Rio, Alexandre Ivo vira nome de rua
Angélica Ivo na rua que recebeu o nome do filho. Foto: Alex Ramos/O São Gonçalo

Alexandre Ivo, assassinado em junho de 2010, aos 14 anos, será homenageado. Uma rua da cidade onde nasceu e morreu - São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro - será rebatizada com seu nome.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O corpo do adolescente foi encontrado em um terreno baldio. Investigações determinaram que Alexandre foi torturado até a morte por um grupo de três skinheads por motivos homofóbicos.

Pelo Projeto de Lei 213/2015 do vereador Jorge Mariola, sancionado e publicado no Diário Oficial da cidade no último dia 26, a Rua Três, no bairro Laranjal, passou a se chamar Rua Menino Alexandre Thomé Ivo Rajão.

"Não tenho vaidades em relação a isto. Mas, pela memória dele, fico feliz com a homenagem", disse a mãe de Alexandre, Angélica Ivo, ao jornal O São Gonçalo.

Angélica revelou que há seis anos não sabia o que era homofobia e deseja que o poder público supra as carências dos jovens do município. "Me foi dado, pelo menos, um nome de uma rua para lembrar da história do meu filho e o que estamos pedindo está chegando de alguma forma."

A morte de Alexandre comoveu o Brasil e chegou a batizar o substituto do Projeto de Lei da Câmara 122/06, que previa a criminalização da homofobia. A proposta foi arquivada. Os acusados pela morte do jovem, Alan Siqueira Freitas, Eric Boa Hora Bedruim e André Luiz Cruz Souza até hoje não foram julgados e aguardam em liberdade.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.