Homens interpretam todos papéis femininos na peça 'Chá das 5'

Publicado em 15/01/2014

Uma reunião só de mulheres - com nomes de flores -, imersas em intrigas de amor e ódio, salpicadas com episódios de traição e vingança e uma inesperada revelação no meio da trama. Esta é a história contada pela autora Regiana Antonini em Chá das 5, que estreia sexta-feira, 17, no Teatro Augusta, em São Paulo.

Agora, para deixar a trama ainda mais instigante, o principal: todas as nove personagens femininas são interpretadas por homens. O desafio? Contá-la de forma natural, sem resvalar na farsa ou no besteirol.

Eduardo Martini, que atua e responde pela trilha sonora, luz, cenário e direção do espetáculo, contou ao Guia Gay São Paulo qual foi essa mulher que ele buscou nos atores. "Não quero trejeitos, composição. Minha preocupação é com a verdade da situação. Eu precisava de muito mais verdade do que composição".

Saem as caricaturas e entram as mulheres que cada um buscou em sua própria família e no dia a dia. "A ideia era procurar a verdade da mulher", diz Martini. E complementa, sobre o elenco: "Os atores entenderam logo o texto, são muito bons atores".

E eles devolvem o elogio ao diretor. "O Eduardo sempre teve o cuidado de que fossem homens fazendo mulheres com naturalidade, sem afetações", diz Tiago Pessoa. "Eu faço uma doméstica, então, além de ser mulher tem também uma postura diferente da minha. Algo mais submisso, com uma simplicidade, um desafio muito prazeroso em fazer", completa o ator sobre sua personagem.

"Foi intenso, mas muito prazeroso. Afinal, contamos com a experiência do Eduardo Martini e cada encontro era uma aula", revela Darwin Demarch sobre os ensaios, que duraram um mês. "Não é nada fácil ser mulher (risos). Mas existe todo um cuidado da direção e do elenco para que seja feita uma homenagem e de forma alguma criarmos caricaturas".

O espetáculo, que era para ter sido encenado há 15 anos por Martini e Marcelo Sabback, foi produzido em esquema de cooperativa dos nove atores e já ganhou aprovação da plateia de São José dos Campos, interior de São Paulo, onde estrearam. Agora, o público paulistano poderá conferir essas mulheres com todas as ambiguidades e nuances sob uma ótica sensível e masculina.

O espetáculo fica em cartaz todas as sextas até 21 de fevereiro. Mais informações, você confere em nossa Agenda.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.