Com 114 filmes de 26 países será realizado entre 9 e 20 de novembro o 24º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Maior evento cultural LGBT da América Latina, o Mix é a melhor oportunidade para os paulistanos (e turistas) assistirem a inúmeros filmes arco-íris - tantos os premiados em festivais pelo mundo quanto os mais independentes e de baixo orçamento.
E não só filmes. Mais uma vez o festival - com curadoria e direção de João Federici - traz shows, espetáculos teatrais, debates, oficinas e até atividades infantis, além de convidados internacionais.
O lindão Murray Bartlett, o Dom da série Looking, é uma das presenças no evento. O ator está confirmado para a quinta temporada da série Nashville. Outro convidado é o cineasta português João Pedro Rodrigues, cujo mais recente lançamento, O Ornitólogo, abrirá o festival, em sessão somente para convidados, no Auditório Ibirapuera, no dia 9. Rodrigues é o grande homenageado desta edição e terá outras quatro produções exibidas.
Dentre os longas estrangeiros, o público poderá conferir o novo de Xavier Dolan, É Apenas o Fim do Mundo, vencedor do prêmio do júri no último Festival de Cannes; Quando Se Tem 17 Anos, de André Techiné, vencedor do prêmio do júri no Outfest; As Vidas de Thérèse, de Sébastien Lifshitz, que ganhou a Queer Palm em Cannes; e Absolutely Fabulous: o Filme, de Mandie Fletcher, que transporta para as telonas as peripécias de Patsy e Edina, dupla de viciadas politicamente incorretas e ícones gays de quem viveu os anos 1990 da série britânica de mesmo nome.
Outros destaques são o vencedor do Teddy de melhor longa LGBT do Festival de Berlim 2016, Tomcat, de Händl Klaus; Quem Vai Me Amar Agora?, de Barak Heymann e Tomer Heymann, ganhador do Panorama Audience Award, também em Berlim: e O Monstro no Armário, de Stephen Dunn, vencedor de melhor longa canadense no último Festival de Toronto.
As opções de longas brasileiros não ficam a dever. Há o aguardado Divinas Divas, estreia da atriz Leandra Leal atrás das câmeras, sobre travestis pioneiras nos palcos cariocas, Waiting for B., de Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel, que investigaram a espera de fãs brasileiros na porta do estádio do Morumbi pelo show de Beyoncé; Entre os Homens de Bem, de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros; e A Cidade do Futuro, de Cláudio Marques e Marília Hughes. A lista completa dos curtas e longas nacionais do festival você tem clicando aqui.
Dentre as sessões de curtas, a diversidade impera. Os mais saidinhos podem curtir a Hardcore Boyz e as meninas tem o Girl Play. Outras mostras que merecem são a Ásser conferidas são Ásia em Chamas, Cis & HT, Crescendo com a Diversidade e a Trans Finíssimas.
Alguns dos melhores nomes da cena musical brasileira integram o Mix Music, braço musical do evento. Haverá shows de Daniel Peixoto, Jaloo e As Bahias e a Cozinha Mineira, além do concurso que descobrirá novos cantores, drag queens e grupos de dança, com produção de André Pomba.
A programação também contempla o público intantojuvenil com a oficina Fazendo Cinema - Crescendo com a Diversidade, coordenada por Christian Saghaard; o MixLab Spcine, encontro de realizadores das mostras e profissionais do cinema brasileiro e estrangeiro; o tradicionalíssimo Show do Gongo, comandado por Marisa Orth; e a segunda edição da Conferência Internacional Ssex Bbox.
O Dramática em Cena, braço teatral do festival, traz sete espetáculos - todos com entrada gratuita - dentre estreias e reestreias na cidade. Um dos destaques é As Divinas Mãos de Adam, de Roberto Muniz Dias. A lista com todas as peças que integram o Mix você pode ver clicando aqui.
O 24º Mix Brasil poderá ser conferido no Centro Cultural São Paulo, Espaço Itaú de Cinema Augusta, CineSesc, Instituto Itaú Cultural, Spcine Olido no Circuito Spcine CEUs (Aricanduva, Butantã, Caminho do Mar, Paz, Perus e São Rafael). O evento é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil e Ministério da Cultura.
Os horários dos espetáculos e a conferência você tem em nossa Agenda. A programação completa do festival você confere no site www.mixbrasil.org.br.