A 20ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, realizada em 29 de maio passado, movimentou R$ 116 milhões para a cidade. Os números mostraram o quanto foi vantajoso para o município investir no evento. A taxa de retorno foi altíssima: 7.600%
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Segundo levantamento feito pela SPTuris - Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, a pedido da Prefeitura de São Paulo, o gasto médio de cada turista na capital paulista durante o fim de semana do evento subiu 18% em relação a 2012, passando de R$ 1.272 para R$ 1.502,91 no período médio de 3,3 dias na cidade. Foram entrevistadas 995 pessoas.
Dentre os participantes da marcha, 84,5% eram do Estado de São Paulo, mas só 54,9% residiam na capital. Dos oriundos de outros Estados, os mais citados foram Rio de Janeiro (2,3%), Minas Gerais (1,5%) e Bahia (1,2%). Turistas de outros países representaram 4,2% do público, com os Estados Unidos (0,8%) e França (0,7%) no topo das nações com participantes no evento.
Mais de um terço dos turistas (38,8%) disseram ter feito "bate-volta" para a parada (indo e voltando no mesmo dia), 22,4% se hospedaram em casa de amigos, 17,9% em hotéis, 13,4% em casa própria, 4,5% em pensões e 3% em albergues/hostels.
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O investimento da Prefeitura no evento aumentou de R$ 1,3 milhão em 2015 para R$ 1,5 milhão este ano e estrutura fornecida foi bem avaliada pelo público. Cerca de 63% das pessoas definiram como ótimo/bom os banheiros químicos na parada. A sonorização foi avaliada por 69,5% como ótimo/bom e mais de 83% do público avaliou a limpeza positivamente. Dois terços do público (66,6%) avaliaram a sensação de segurança também como ótimo/bom.
O retorno poderia ser maior, já que, como admitiu o prefeito Fernando Haddad em resposta ao Guia Gay São Paulo, não foi investido em divulgação da parada com objetivo de chamar atenção de turistas.