Devagar e sempre. É assim que as empresas têm feito ao contemplar casais e famílias homossexuais em suas campanhas publicitárias. Sobre esse movimento, os especialistas falam sem piscar: fazer isso é modernizar a marca, e evidenciar que preconceito, esse sim, é algo que "queima o filme".
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O ano de 2015 foi exemplo dessa onda inclusiva (e lucrativa!). Veja abaixo seleção de campanhas que causaram furor, receberam milhões de elogios e fizeram história!
1. Vale Fértil
Quem imaginaria que uma marca de azeitonas do interior do Paraná colocasse um casal gay em outdoors? Pois foi o que fez a Vale Fértil, que também replicou a campanha na internet.
2. Sonho de Valsa
O beijo lésbico causou furor dentre os conservadores. A campanha "Pense Menos, Ame Mais" rendeu reclamações dos intolerantes ao Conar, que, em outubro, foram devidamente arquivadas pelo órgão.
3. Motorola
Às vésperas da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a empresa de telecomunicações defendeu a diversidade com a campanha #EscolhaOAmor em suas redes sociais.
4. Pot Noodle
A famosa marca de macarrão instantâneo dos Estados Unidos surpreendeu com a mensagem "Você pode fazê-lo" em que mostra um jovem preparando-se para o seu grande dia no boxe.
5. Dove Men
Em publicidade para o Dia dos Pais nos Estados Unidos, a marca mostrou 13 homens que descobrem que serão pais. Dois deles fomam um belo casal gay.
6. Magnum
A drag Willam Belli, em meio a outras drags e transexuais, estrelou a belíssima campanha "Seja verdadeiro com seu prazer", que deixou os picolés da marca mais arco-íris e ganhou elogios nas redes sociais.
7. Leite de Rosas
A octogenária Leite de Rosas mostrou que marcas bastante tradicionais não precisam se casar com o conservadorismo. Um casal gay e um lésbico foram lembrados na campanha que celebrava a família brasileira.
8. Coca-Cola
Na Holanda, a mais famosa marca de refrigerantes do mundo foi categórica: "Nós escolhemos a felicidade em vez da tradição". Esta é a frase que ilustrava um singelo casal gay com seu bebê, cuja campanha foi espalhada em edifícios e pontos de ônibus.
9. Leão Fuze
A marca de chás quis integrar a discussão sobre o tema e questionou seus consumidores a respeito do beijo gay nas novelas. "O que você acha? Beber chá é parar pra pensar".
10. Sopa Campbell's
Aqui, a união de duas marcas célebres em prol da diversidade. A tradicional Sopa Cambell's lançou uma linha dedicada à franquia Star Wars com um casal gay alimentando seu filho dentro da campanha "Made for real, real life" (Feito para famílias realmente de verdade).
11. Tylenol
Um casal gay e seu bebê também foram lembrados pela Tylenol. Veiculada na TV norte-americana, a campanha #HowWeFamily ainda incluía um casal de lésbicasc dentre dez famílias perfiladas e com direção do oscarizado Dustin Lance Black (roteirista de Milk - A Voz da Igualdade).
12. O Boticário
Mas nenhum anúncio no Brasil foi tão elogiado e causou tanta controvérsia este ano quanto o de O Boticário. Em campanha para o Dia dos Namorados, são mostrados diversos casais oferecendo e recebendo presentes, dentre eles, um casal de lésbicas e um de gays. Evangélicos - capitaneados pelo pastor Silas Malafaia - iniciaram extensa ação na internet para boicotar a marca. De nada adiantou, mesmo em ano de crise econômica, as vendas da marca subiram 3% em relação ao mesmo período de 2014.