Edson Souza
Não há muitos homossexuais assumidos na música brasileira, mas isso não impede que o universo arco-íris e o amor entre gays, lésbicas e bissexuais não estejam nas canções.
De dor de cotovelo à paródia explícita, passando pelo apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, separamos 10 momentos em que a nossa música ficou mais colorida.
1. Bárbara (1973), de Chico Buarque
Bárbara é uma canção escrita para a peça Calabar de Chico Buarque e Ruy Guerra. Pela primeira vez em sua obra, Chico aborda o lesbianismo e com sensibilidade. Ana seduz Bárbara com os versos: "Vamos ceder enfim a tentação de nossas bocas cruas / E mergulhar no poço escuro de nós duas".
2. Geni e o Zepelim (1978), de Chico Buarque
Canção escrita para o musical A Ópera do Malandro. Dentre os personagens da peça, Geni é uma travesti que é hostilizada pelos habitantes da cidade, mas que encanta com seus dotes e se torna uma heroína para o lugar.
3. A Nivel De... (1982), de João Bosco
João Bosco e Aldir Blanc contam a história de casais simples e banais, mas que resolvem fazer um troca-troca. A escolha de palavras é sublime e divertida. "Só que Odilon/ ensopapa o Vanderley com ciúme/e Adelina dá na cara de Yoyô / Vanderley e Odilon / Yolanda e Adelina /cada um faz o que gosta".
4. Robocop Gay (1995), de Mamonas Assassinas
Essa música embalou a adolescência e a infância de muitos brasileiros nos anos 1990. Robocop Gay é uma homenagem aos personagens Capitão Gay (criado por Jô Soares nos anos 1980) e Robocop. A canção compara uma travesti alterada por cirurgia a um ciborgue bem afetado e divertido.
5. Calúnias (Telma Eu Não Sou Gay (1983), de Ney Matogrosso
Esta hilária faixa é hit em sessões de flashback, e conta as aventuras de um homem gay, que jura que agora vive somente para a mulher amada. "Diz que vai dar, meu bem / Seu coração pra mim/ Eu deixei aquela vida de lado / E não sou mais um transviado".
6. Joga Arroz (2013), de Tribalistas
Os Tribalistas gravaram a música Joga Arroz em comemoração ao casamento igualitário no Brasil. A música em ritmo de carnaval aborda de uma maneira divertida a união gay. "Quem vai pegar o buquê/ Quem vai pegar o buquê /Maria com Antonieta /Sansão com Bartolomeu/ Dalila com Julieta/ Alexandre com Romeu."
7. Homens e Mulheres (2006), de Ana Carolina
Música bastante explícita sobre a bissexualidade de Ana Carolina, lançada poucos meses depois dela sair do armário na capa da revista Veja. "E eu gosto de homens e de mulheres / E você o que prefere? / Homens que dançam tango / Mulheres que acordam cedo / Homens que guardam as datas / Mulheres que não sentem medo".
8. Paula e Bebeto (1975), de Milton Nascimento
Foi desta música que o verso "Qualquer maneira de amor vale à pena" ficou nacionalmente conhecido. A frase é usada em várias manifestações populares e principalmente a favor dos direitos LGBT.
9. Obrigado Não (1997), de Rita Lee
A música aborda vários temas, como as drogas, aborto, corrupção, política e legalização do casamento gay. "Casamento gay além de opção/ É controle de população... Obrigado Não / Obrigado Não". Além disso, o vídeoclipe se passa em um suposto quartel general onde ocorre um beijo gay.
10. O Tempo Não Para (1988), de Cazuza
O grande e inesquecível Cazuza nunca fez uma letra explicitamente homossexual, mas com certeza esses versos ficaram marcados para sempre em nossa memória. "Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro / Transformam o país inteiro num puteiro /Pois assim se ganha mais dinheiro".