Morre Tony Goes, um dos maiores críticos de TV do País

Jornalista fez carreira na Folha e escreveu roteiros para filmes e séries, além de espetáculos

Publicado em 15/02/2024
Tony Goes, morre jornalista gay que foi um dos maiores críticos de TV do País
Tony enfrentava câncer desde 2021 e trabalhou até a última segunda-feira

Morreu, na madrugada desta quinta-feira 15, em São Paulo, o jornalista Tony Goes. Ele estava com 63 anos e deixa um marido com quem vivia há 33 anos.

Curta o Guia Gay no Instagram

Tony tratava um câncer no intestino desde 2021. Na semana passada, segundo a Folha de S.Paulo, ele descobriu que o tumor havia se espalhado para fígado e peritônio, dentre outros órgãos.

Mesmo no hospital, ele continuava produzindo textos para seu blog e para a Folha. Sua última coluna foi publicada na segunda-feira 12, sobre a saia justa entre Ivete Sangalo e Baby do Brasil no carnaval de Salvador.

Bem-humorado, o jornalista escreveu em seu blog, no último domingo, que havia sido internado para retirar líquido do abdômen. 

"Eu tenho barriga desde os 19 anos de idade", disse. "Antes que alguém me repreenda por não fazer academia - e eu fiz, muita -, gostaria de lembrar que a pança não me impediu de encontrar um grande amor e que vivo um casamento feliz há mais de 33 anos."

Ele continuou: "No entanto, uma semana atrás reparei que ela estava grande demais, tipo uma gravidez de nove meses. Mais um pouco e eu teria que me mudar para Taubaté."

Nascido no Rio de Janeiro em 1960, Goes vivia em São Paulo desde criança. 

Goes se tornou um dos mais especializados nomes em crítica de TV, na Folha de S.Paulo, e integrava a Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), que premia os melhores da cultura na cidade.

Durante décadas, também escreveu roteiros para filmes e inúmeros programas televisivos, tais como Vídeo Show, da TV Globo, e a sitcom Santo de Casa, da Band.

Está em cartaz, atualmente no Rio, o espetáculo Quem Tem Medo de Olga Del Volga?, escrito por Goes, sobre o argentino Patricio Bisso (1957-2019), que se tornou célebre como ator, figurinista e ilustrador. Gay assumido, Bisso foi um dos maiores nomes da contracultura paulistana na década de 1980.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.