Morreu na noite de quarta-feira 5 o arquiteto André Piva.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Ao lado do estilista e ativista Carlos Tufvesson, Piva formou um dos casais gays mais celebrados não só do Rio de Janeiro, como do Brasil.
Gaúcho, Piva, de 52 anos, comandava na capital fluminense o seu escritório, André Piva Arquitetura, há 23 anos.
Políticos, empresários e artistas estavam dentre seus clientes. Destaca-se dentre seus projetos, o Marina Palace e o Cinema Leblon. Participações na Casa Cor também foram frequentes, além de trabalhos assinados em países como Portugal, França, Inglaterra e Estados Unidos.
O casal estava junto desde 1995 e após 16 anos de luta para celebrar a união, a realizaram com pompa e circunstância em 2011.
Foi o primeiro casamento gay com repercussão nacional. A festa, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio teve Christiane Torloni, Miguel Falabella e Boninho, dentre inúmeras outras celebridades, como convidados.
Em 2014, Piva ganhou o título de Cidadão Honorário do Município do Rio.
Durante a pandemia, segundo a colunista Lu Lucerda, do iG, Piva ajudou a reunir 3.800 arquitetos e designers arrecadando R$ 530 mil para destinar a pessoas em vulnerabilidade.
Piva faleceu no hospital Copa Star, de leucemia linfocítica aguda. O sepultamento será realizado no Cemitério da Penitência, na sexta-feira 7.